O projeto

O projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária – PBMIH foi fundado em 2013 na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Inicialmente foi criado para atender um grupo de migrantes haitianos que precisava aprender português para se comunicar. A partir desta iniciativa, novas demandas surgiram e, aos poucos, o projeto foi ampliado visando ofertar um maior número de vagas nos seus cursos de português e, assim, atender diversos grupos migratórios que chegam a Curitiba e região metropolitana.

Em 2023, o projeto PBMIH passou a fazer parte do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da UFPR, local que agrega, em nossa universidade, distintos cursos de idiomas que atendem tanto a comunidade interna como externa à UFPR.

O principal objetivo do PBMIH é oferecer aulas gratuitas de português para migrantes portadores de visto de auxílio humanitário, solicitantes de refúgio, refugiados, apátridas e/ou migrantes em vulnerabilidade social, moradores de Curitiba e região metropolitana. A intenção do projeto é, sobretudo, promover o acolhimento dessas pessoas em nossa língua, o português brasileiro e, consequentemente, em nossa universidade (UFPR) e em nossa região.